quarta-feira, 2 de janeiro de 2019



Fn five seven - fabricada pela FN HERSTAL, em Herstal na Bélgica. O calibre dessa pistola é simplesmente revolucionário. Nos anos 90 a OTAN encomendou um estudo para várias grandes indústrias de armamentos um novo calibre padrão de pistolas para substituir o calibre 9 milímetros parabellum.  FN belga, a mesma empresa que produz a famosa metralhadora calibre 50 BGM e desenvolvedora do fuzil FAL e a empresa que produziu a Browning High Power - a primeira pistola 9 mm com carregador bifilar de 15 tiros. 

A FN (Fabrique Nationale Herstal - ou simplesmente FN Herstal)  é a mãe de grandes armas revolucionárias, entre elas a metralhadora MAG calibre 7.62 OTAN. Por uma questão de honra a FN não poderia ficar sem estar envolvida no desenvolvimento do novo calibre padrão de pistola para a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Vários pontos para o calibre de uma típica pistola foram melhorados. Entre eles foi aumentada a capacidade de tiros. O carregador padrão da FN Five-seven é de 20 tiros. O acabamento da arma em questão é de polímero - o mesmo da Glock.  A velocidade do projétil é mais que o dobro do tiro de 9 milímetros.  A eficiência do tiro de um projétil 5.7 x 28 mm é de 70 metros. Só para lembrar: a precisão adotada no calibre 9 mm é de 50 metros e não se fala em distância maior.  Outro fator interessante são os carregadores extras com uma capacidade de 30 disparos.

Minha opinião segue a lógica. O calibre 9 mm é do início do século XX.  Já é hora de trocar. No vídeo que traduzi há uma comparação balística entre os calibres 45 ACP, 9 mm e o 5.7 x 28 mm ... Uma imagem vale mais que mil palavras. O estrago que o calibre da pistola belga proporciona é bem maior que os calibres concorrentes. Veja o vídeo e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário